segunda-feira, 20 de junho de 2011

CIDADANIA E INCLUSÃO. UM ANO DE REFLEXÃO.

O meu contato com o universo blogueiro vem de algum tempo atrás, quando das minhas viagens à bordo dos finados "Crônicas Sobre Veracidades Factuais" e do "Pura Misantropia", espaços administrados por mim com o intuito de discutir temas que abordavam desde o nosso prosaico cotidiano até as questões que nos inquietam até hoje, como por exemplo, os caminhos por onde trilha a cultura nacional e a conscientização (ou a falta dela) acerca dos problemas que envolvem a sociedade.
Os "blogues" acima citados feneceram, muito embora as inquietações diante das injustiças sociais, da idiotização provocada pelos meios de comunicação e dos mandos e desmandos daqueles que governam o nosso "país olímpico" tenham aumentado em proporções oceânicas.
Para que a minha aflição possa ser controlada, invariavelmente tenho que recorrer aos espaços como o CIDADANIA E INCLUSÃO, blog muitíssimo bem conduzido por Paulo Celso Magalhães e que, para sorte e felicidade geral da nação, completa o seu primeiro aniversário. Para o deleite de todos os leitores que exercem o seu dever de contestação e indignação diante de uma desigualdade social provocada por uma classe dominante que teima em fazer desse país nada mais do que um grande investimento, foram doze meses de reflexão, aprendizado e, principalmente, boa leitura.
No decorrer desses doze meses, o professor Paulo Celso buscou, por intermédio de textos que brotaram de sua inquietude que apaixona a quem tem o privilégio de sua convivência, nos alertar sobre a necessidade de um paradigma coerente com a realidade brasileira, em oposição à burguesia hegemônica. Tal paradigma representa um campo fecundo no qual a reflexão crítica nos possibilita uma compreensão de temas que nos remetem ao entendimento do verdadeiro significado de cidadania.
Que tenhamos vários aniversários por aqui. Temas polêmicos, propostas e ações divergentes é que não faltam para que o leitor possa, a cada diálogo travado com um texto de Paulo Celso, perceber que a reflexão nada mais é do que um ato político que faz com que a realidade contextual possa ser compreendida.
Felicitações pelo primeiro aniversário!

Prof. Cláudio Delunardo Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário